ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS E SEUS INDICADORES DE ESCASSEZ: UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Andrea Sales Soares de Azevedo Melo

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10820

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Economia dos recursos naturais. Indicadores de escassez.

Resumo

A ciência econômica divide seu campo de estudo para as questões do meio ambiente a partir das funções que este exerce na vida do homem. Neste contexto, a Economia dos Recursos Naturais trata o mesmo como ofertante de recursos, o que, tradicionalmente, foi sempre trabalhado em termos de eficiência intergeracional. O desenvolvimento sustentável, entretanto, provocou que a disponibilidade de recursos passasse a ser vista como uma questão de eqüidade, e não mais de eficiência, fato que representa uma mudança de paradigma para a Economia dos Recursos Naturais. Este artigo faz uma resenha do estado da arte neste campo da economia, ressaltando os principais pontos que se encontram atualmente em discussão, em especial no que se refere ao desenvolvimento de indicadores da escassez da disponibilidade dos recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Sales Soares de Azevedo Melo

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Melo, A. S. S. de A. (2009). ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS E SEUS INDICADORES DE ESCASSEZ: UMA QUESTÃO DE SUSTENTABILIDADE. Análise Econômica, 23(44). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10820