LEI FUNDAMENTAL DA CONCORRÊNCIA CAPITALISTA E CRITÉRIO DE ADOÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS

Autores

  • Francisco Paulo Cipolla

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10800

Palavras-chave:

Concorrência. Mais-valia extraordinária. Progresso técnico.

Resumo

O objetivo deste trabalho é tomar explícita a análise de Marx acerca do critério de adoção de novas técnicas, análise essa subjacente ao trabalho de Prado (2003), mas não explicitada naquele artigo. Com o intuito de situar a contribuição de Prado no contexto da literatura sobre a escolha da técnica, o teorema de Okishio é revisitado e contrastado com a visão de Marx. A apresentação dos conceitos próprios da análise de Marx nos levou a duas conclusões fundamentais. A primeira se refere ao fato de que Okishio tem uma visão peculiar do critério de adoção de novas técnicas de Marx como sendo o aumento da produtividade. A segunda diz respeito à falta de clareza quanto ao critério de adoção de novas técnicas apresentado por Prado, falta de clareza essa que advém da revisão incipiente da teoria apresentada por Marx e Engels em O Capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Paulo Cipolla

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-13

Como Citar

Cipolla, F. P. (2009). LEI FUNDAMENTAL DA CONCORRÊNCIA CAPITALISTA E CRITÉRIO DE ADOÇÃO DE NOVAS TÉCNICAS. Análise Econômica, 23(43). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10800

Edição

Seção

Artigos