EFICIÊNCIA, DESREGULAMENTAÇÃO FINANCEIRA E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ABORDAGEM PÓS-KEYNESIANA

Autores

  • Rogério Sobreira

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10638

Palavras-chave:

Desregulamentação financeira. Derivativos. Crescimento.

Resumo

Este texto procura discutir a assertiva corrente na teoria econômica convencional, segundo a qual políticas de desregulamentação financeiras são funcionais ao crescimento econômico, uma vez que as mesmas eliminariam as restrições à transferência de poupança ao mesmo tempo que criariam estruturas financeiras mais eficientes. Neste sentido, procura-se mostrar que tais políticas, ainda que facilitem o acesso de fundos pelo tomador, elevam sobremaneira a fragilidade dos sistemas financeiros, uma vez que às mesmas estão associadas a criação de novos instrumentos (derivativos) que têm um caráter intrinsecamente especulativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Sobreira

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Downloads

Publicado

2009-10-07

Como Citar

Sobreira, R. (2009). EFICIÊNCIA, DESREGULAMENTAÇÃO FINANCEIRA E CRESCIMENTO ECONÔMICO: UMA ABORDAGEM PÓS-KEYNESIANA. Análise Econômica, 18(33). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10638

Edição

Seção

Artigos