METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO: QUESTÕES DOS ANOS 90

Autores

  • João Lizarolo de Araújo
  • Adilson de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22456/2176-5456.10371

Palavras-chave:

Planejamento. Setor elétrico. Anos 90.

Resumo

Os métodos de planejamento hoje em uso pelo setor elétrico brasileiro foram formados ao longo dos anos sessenta e setenta, e mostraram-se perfeitamente adequados aos problemas e ao contexto econômico-industrial da época. A crise da dívida e a ascensão do neoliberalismo nos anos oitenta, entretanto, vieram modificar de maneira radical aquele contexto. Por outro lado, a crescente preocupação com o meio ambiente e com o uso eficiente da energia trouxe novos problemas para o setor. É nossa tese que as profundas mudanças ocorridas no elenco de problemas e no contexto do planejamento exigem modificações de mesma ordem nos métodos de planejamento. Neste trabalho, discutimos os problemas e o contexto provável nos anos noventa, e as modificações metodológicas que seriam necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Lizarolo de Araújo

Ntualmente é revisora da ConTexto - Revista do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Contabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Tradução e Revisão Textual, atuando principalmente nos seguintes temas: Controladoria, Ciências Contábeis, Administração e Economia. Realiza também revisão e formatação conforme a ABNT em teses e dissertações dos temas já mencionados.

Adilson de Oliveira

Não há resumo.

Downloads

Publicado

2009-09-29

Como Citar

Araújo, J. L. de, & Oliveira, A. de. (2009). METODOLOGIA DE PLANEJAMENTO DO SETOR ELÉTRICO: QUESTÕES DOS ANOS 90. Análise Econômica, 9(15). https://doi.org/10.22456/2176-5456.10371

Edição

Seção

Artigos