Freqüência de ácaros em cães e gatos no município de Mossoró, Rio Grande do Norte

Authors

  • Gilton Silva da Rocha
  • Silvia Maria Mendes Ahid UFERSA
  • Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra UFERSA
  • Kilder Dantas Filgueira UFERSA
  • Julianna Pereira da Silva Santos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17297

Keywords:

Dermatologia, Ácaros, Diagnóstico, Ocorrência, Carnívoros domésticos

Abstract

Os ectoparasitos são causadores de dermatopatias nos animais domésticos, acometendo, freqüentemente, cães e gatos e podendo assumir um possível potencial zoonótico. Assim, o presente trabalho teve por objetivo descrever a ocorrência de ácaros, causadores de sarnas, em cães e gatos, no município de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte. O estudo foi conduzido entre fevereiro de 2002 a janeiro de 2007, no qual foram coletadas amostras de 503 animais (entre cães e gatos), através de raspados cutâneos, individualmente identificados e diagnosticados no Laboratório de Parasitologia Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). A análise dos dados foi realizada por meio de freqüência absoluta e relativa. Em relação aos cães, 77 (18,6%) apresentaram alguma espécie de ácaro, com 70 (90,9%) positivos para

 

Demodex canis e 7 (9%) acometidos por Sarcoptes scabiei var. canis, enquanto que, em gatos, os positivos representaram 26 (28,5%) animais, com presença de 18 (69,2%) felinos com Notoedres cati, 4 (15,3%) positivos para S. scabiei e 4 (15,3%) com Lynxacarus radovskyi. Os caninos e felinos estudados apresentaram ácaros distintos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gilton Silva da Rocha

Silvia Maria Mendes Ahid, UFERSA

 

 

Laboratório de Parasitologia Animal, Departamento de Ciências Animais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN/Brasil.

Ana Carla Diógenes Suassuna Bezerra, UFERSA

 

 

Laboratório de Parasitologia Animal, Departamento de Ciências Animais da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró, RN/Brasil.

Kilder Dantas Filgueira, UFERSA

 

 

Hospital Veterinário da UFERSA.

Julianna Pereira da Silva Santos

 

 

M.V. autônomo.

Published

2018-03-30

How to Cite

Rocha, G. S. da, Ahid, S. M. M., Bezerra, A. C. D. S., Filgueira, K. D., & Santos, J. P. da S. (2018). Freqüência de ácaros em cães e gatos no município de Mossoró, Rio Grande do Norte. Acta Scientiae Veterinariae, 36(3), 263–266. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17297

Issue

Section

Short Communication

Most read articles by the same author(s)