Broncopneumonia causada por Arcanobacterium pyogenes em Veado Campeiro (Ozoteceros bezearticus)

Authors

  • Joelma Lucioli UDESC
  • Fernando Henrique Furlan UDESC
  • Denis Augusto Spricigo UDESC
  • Sandra Maria Ferraz UDESC
  • Sandra Davi Traverso UDESC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17247

Keywords:

Broncopneumonia, Arcanobactyerium pyogenes, Doença respiratória, Cervídeo, Brasil

Abstract

Arcanobacterium pyogenes

 

 

 

é uma bactéria comensal das membranas mucosas do trato respiratório e genital de várias espécies de animais domésticos e selvagens. Porém, em decorrência de estresse ou traumatismos, A. pyogenes pode se tornar um patógeno oportunista, associado a infecções supurativas. Estresse é um importante fator de risco para doenças em todos os animais, mas especialmente em animais silvestres não habituados ao contato humano. Um veado-campeiro (Ozoteceros bezearticus) criado em área conservacionista, foi encontrado prostado e demonstrando dificuldades respiratórias. Este animal foi encaminhado ao Hospital de Clínica Veterinária - CAV/UDESC, onde recebeu tratamento, mas, dois dias após, morreu. O exame microscópico dos pulmões revelou áreas focalmente extensas de necrose associada a infiltrado moderado de polimorfonucleares, circundados por tecido fibroso. De acordo com a necropsia, cultivo microbiológico e seqüenciamento de DNA, o agente envolvido foi classificado como A. pyogenes, caracterizando o primeiro relato de Broncopneumonia causada por A. pyogenes em Veado-Campeiro (Ozoteceros bezearticus) no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Joelma Lucioli, UDESC

Fernando Henrique Furlan, UDESC

 

 

 

Departamento de Medicina Veterinária, Laboratório de Patologia Animal, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) – UDESC, Lages, SC/Brasil.

Denis Augusto Spricigo, UDESC

Departamento de Medicina Veterinária, Laboratório de Microbiologia, CAV/UDESC.

Sandra Maria Ferraz, UDESC

Departamento de Medicina Veterinária, Laboratório de Microbiologia, CAV/UDESC.

Sandra Davi Traverso, UDESC

 

 

 

Departamento de Medicina Veterinária, Laboratório de Patologia Animal, Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) – UDESC, Lages, SC/Brasil.

Published

2018-03-30

How to Cite

Lucioli, J., Furlan, F. H., Spricigo, D. A., Ferraz, S. M., & Traverso, S. D. (2018). Broncopneumonia causada por Arcanobacterium pyogenes em Veado Campeiro (Ozoteceros bezearticus). Acta Scientiae Veterinariae, 36(1), 51–53. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17247

Issue

Section

Hospital Forum

Most read articles by the same author(s)