Efeito do congelamento sobre a viabilidade de células leveduriformes

Authors

  • Andréia Spanamberg UFRGS
  • Edna Maria Cavallini Sanches UFRGS
  • Jennifer Hummel UFRGS
  • Patrícia Valente UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17245

Keywords:

Mastite micótica, Leite congelado, Viabilidade celular, Leveduras

Abstract

O controle de produtos de origem animal está diretamente associado à sanidade animal e à saúde pública. Na suspeita de mastite, tanto bacteriana quanto micótica, o congelamento de amostras de leite permite aumentar o período de tempo para análise microbiológica, permitindo um correto diagnóstico laboratorial. As leveduras são os principais agentes ambientais envolvidos na mastite micótica. O objetivo do presente trabalho foi verificar se o congelamento afeta a recuperação de leveduras potencialmente presentes no leite. Foram utilizados seis isolados:

 

 

Rhodotorula sp. (L1), Geotrichum sp. (L2), Cryptococcus sp. (L3), Candida tropicalis (L4) e Candida albicans (L5), oriundos de leite in natura, e um isolado de C. parapsilosis (ATCC 22019). Após a inoculação experimental, as amostras foram congeladas durante 10 dias, 3, 6 e 8 semanas. O congelamento do leite por períodos superiores a 10 dias causou redução no número de células viáveis. Sugerimos que sejam utilizados períodos mais curtos de congelamento para a análise micológica do leite.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréia Spanamberg, UFRGS

Edna Maria Cavallini Sanches, UFRGS

 

 

 

Setor de Micologia, Departamento de Patologia Clínica Veterinária (DPCV), Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Jennifer Hummel, UFRGS

 

 

 

Setor de Micologia, Departamento de Patologia Clínica Veterinária (DPCV), Faculdade de Veterinária, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Patrícia Valente, UFRGS

 

 

 

Departamento de Microbiologia, Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) – UFRGS.

Published

2018-03-30

How to Cite

Spanamberg, A., Sanches, E. M. C., Hummel, J., & Valente, P. (2018). Efeito do congelamento sobre a viabilidade de células leveduriformes. Acta Scientiae Veterinariae, 36(1), 43–45. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17245

Issue

Section

Short Communication

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>