Caracterização do perfil mineral em bovinos de corte em Cachoeira do Sul (região da Depressão Central do Rio Grande do Sul)

Authors

  • Stella de Faria Valle UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.17043

Keywords:

Perfil mineral, Saliva, Glutation peroxidase, Tiroxina, Vacas de corte, Rio Grande do Sul

Abstract

Os minerais são de extrema importância no metabolismo geral e no desempenho produtivo e reprodutivo dos animais a campo. Atualmente, no Rio Grande do Sul, há poucos relatos sobre o diagnóstico de deficiências de minerais através da análise de macro e microelementos em fluidos biológicos. As informações disponíveis limitam-se ao diagnóstico clínico de deficiências isoladas e à análise de elementos nas pastagens, que sugerem deficiências subclínicas de alguns elementos minerais. A região da Depressão Central é caracterizada pela produção extensiva em campo nativo com manejo precário da suplementação mineral. A incidência de baixos níveis de alguns elementos nas pastagens contribuiu para a escolha da região. Os objetivos do presente trabalho foram: (a) determinar o perfil mineral em quatro períodos importantes do ciclo produtivo de matrizes (monta, repasse de touros, final da gestação e início da lactação); (b) diagnosticar possíveis deficiências minerais em vacas de corte na região da Depressão Central mediante a dosagem dos seguintes indicadores no sangue: Pi, Ca, Cu, Zn, glutation peroxidase (Se) e tiroxina (I). Na saliva foram dosados Na e K. (c) correlacionar os indicadores com os teores de minerais na pastagem nativa. Para isso, foram obtidas amostras de sangue e saliva em 4 propriedades no município de Cachoeira do Sul totalizando 112 animais (28 por período). O perfil indicou deficiência marginal de P, Na, I e Se em todos os períodos. As médias de Cu e Zn estiveram dentro das referências enquanto que os de K na saliva mista estiveram elevados. O Ca sérico apresentou-se diminuído, embora os teores nas pastagens estivessem elevados. Foi constatada baixa correlação entre os níveis de  minerais no sangue/saliva e na pastagem de todos os elementos. Os períodos mais afetados foram o final da gestação e início da lactação indicando que essas categorias possuem maior necessidade fisiológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-06-27

How to Cite

Valle, S. de F. (2018). Caracterização do perfil mineral em bovinos de corte em Cachoeira do Sul (região da Depressão Central do Rio Grande do Sul). Acta Scientiae Veterinariae, 31(1), 73–74. https://doi.org/10.22456/1679-9216.17043

Issue

Section

Abstracts of dissertations and theses

Most read articles by the same author(s)