Estudo retrospectivo de casuística das dermatofitoses em cães e gatos atendidos no Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo

Authors

  • Ana Claudia Balda USP
  • Carlos Eduardo Larsson USP
  • Mary Otsuka USP
  • Walderez Gambale USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.16835

Keywords:

Dermatofitose, Microsporum sp., Trichophyton sp., Cães, Gatos

Abstract

As dermatofitoses dos carnívoros domésticos são infecções fúngicas superficiais, causadas habitualmente por dois gêneros fúngicos:

 

 

Microsporum sp. e Trichophyton sp. Trata-se de uma antropozoonose, com importância na saúde pública. O objetivo do trabalho foi caracterizar a população de cães e gatos acometidos por dermatofitose atendidos no Serviço de Dermatologia do HOVET/USP num período de 27 meses. Foram atendidos 76 animais com diagnóstico de dermatofitose (47,3% da espécie felina e 52,7% à canina). O agente etiológico isolado preponderantemente foi Microsporum canis. Não se observou distribuição sazonal. Os cães de raça definida foram os mais acometidos (75,0%), mormente os Yorkshire Terrier (23,3%). Os felinos sem e com definição racial (Persas-93,7%) foram igualmente acometidos. Observou-se que a maioria dos animais infectados apresentava menos de um ano de idade (65,8%). As lesões mais observadas foram: alopecia, eritema, escamas e crostas. A maioria das lesões apresentava configuração circular e estavam localizadas nas regiões cefálicas, de tronco e de membros. O prurido esteve ausente em 50,0% dos caninos e em 88,8% dos felinos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Claudia Balda, USP

Carlos Eduardo Larsson, USP

Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Universidade de São Paulo (USP).

Mary Otsuka, USP

Serviço de Dermatologia do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Universidade de São Paulo (USP).

Walderez Gambale, USP

 

 

 

Instituto de Ciências Biomédicas - USP.

Published

2018-06-27

How to Cite

Balda, A. C., Larsson, C. E., Otsuka, M., & Gambale, W. (2018). Estudo retrospectivo de casuística das dermatofitoses em cães e gatos atendidos no Serviço de Dermatologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Acta Scientiae Veterinariae, 32(2), 133–140. https://doi.org/10.22456/1679-9216.16835

Issue

Section

Short Communication

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.