Tratamento de ferida por eletroacupuntura em uma gata

Authors

  • Wanessa Krüger Beheregaray UFRGS
  • Giordano Cabral Gianotti UFRGS
  • Tuane Nerissa Alves Garcez
  • Anamaria Oliveira Fernandes
  • Emerson Antonio Contesini UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.16349

Keywords:

Eletroacupuntura, Cicatrização, Gatos

Abstract

A cicatrização de feridas é um evento complexo, que envolve a interação de diversos componentes celulares e bioquímicos. Ocorre espontaneamente, sem intervenções externas, mas que, quando tratada através de artifícios benéficos, tende a ocorrer de forma mais rápida e com melhores resultados funcionais e estéticos. Pesquisas recentes comprovam a eficácia da eletroacupuntu ra em estimular a cicatrização de feridas induzidas experimentalmente em animais. O objetivo deste trabalho é relatar o efeito da eletroacupuntura para o tratamento de uma ferida em cicatrização por segunda intenção numa gata atendida no Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após a ressecção de neoplasia mamária, houve, no pós-operatório, necrose tecidual com deiscência de sutura, sendo indicado o tratamento por eletroacupuntura. O que consistiu na inserção de agulhas de acupuntura descartáveis de 0,30X30mm em pontos equidistantes a meio centímetro da borda da ferida, sendo estas, conectadas ao aparelho de eletroacupuntura a uma frequência de 60 Htz, pulso alternado assimétrico intermitente e uma corrente alternada, variando de 8 a 20?Amps, durante 10 minutos. Foram avaliadas características qualitativas e quantitativas da ferida. A lesão apresentou, gradualmente, evolução cicatricial quanto à sua extensão, presença de necrose, infecção e algia à manipulação. A última revisão foi feita aos 21 dias, quando pôde ser observada a cicatrização quase completa da ferida. O uso da eletroacupuntura demonstrou ser benéfico ao processo cicatricial, promover rápida reparação da lesão, favorecendo o restabelecimento da estrutura e função dos tecidos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wanessa Krüger Beheregaray, UFRGS

Giordano Cabral Gianotti, UFRGS

 

 

Bolsista CNPq, Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinária (PPGCVET), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Tuane Nerissa Alves Garcez

 

 

Médica Veterinária autônoma.

Anamaria Oliveira Fernandes

 

 

Médica Veterinária autônoma.

Emerson Antonio Contesini, UFRGS

 

 

Departamento de Medicina Animal, Faculdade de Veterinária (FaVet), UFRGS.

Published

2018-03-30

How to Cite

Beheregaray, W. K., Gianotti, G. C., Garcez, T. N. A., Fernandes, A. O., & Contesini, E. A. (2018). Tratamento de ferida por eletroacupuntura em uma gata. Acta Scientiae Veterinariae, 37(3), 285–289. https://doi.org/10.22456/1679-9216.16349

Issue

Section

Hospital Forum

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 > >>