Número mais provável (NMP) de Salmonella sp. em cecos de frangos de corte e correlação com a população linfocitária bursal

Authors

  • Vanessa Rodrigues Vieira UFRGS
  • Vladimir Pinheiro do Nascimento UFRGS
  • Anderlise Borsoi UFRGS
  • Luciana Ruschel dos Santos UPF

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.15811

Keywords:

Salmonella, doença de Gumboro, Frangos de corte, Bolsa de Fabricius, Cecos

Abstract

A contaminação de produtos avícolas por

 

Salmonella tem sido um real desafio à avicultura desde o reconhecimento da carne de frango e ovos como importantes fontes de transmissão de salmonelas para humanos. O estado imune das aves tem um papel crítico na defesa contra diferentes patógenos. Lotes de aves com imunossupressão sofrem aumento da incidência de infecções secundárias e têm seu desempenho afetado negativamente. Entre os patógenos virais aviários que têm capacidade imunossupressora encontra-se o vírus da doença infecciosa da bursa ou doença de Gumboro. Neste estudo, avaliou-se a população linfocitária bursal através de exame histopatológico e a contagem de Salmonella em cecos de frango de corte através do método do número mais provável (NMP) buscando-se correlacionar estes fatores. Foram coletados os cecos e as bolsas de Fabricius (BF) de 347 frangos de corte com 28 dias de idade. Os cecos foram congelados e analisados pela microbiologia convencional para determinar a presença ou ausência de Salmonella sp e as amostras positivas submetidas à técnica de contagem pelo NMP. Foram identificadas duas amostras positivas (0,58%) para Salmonella Enteritidis e estas apresentaram 0 e 21 NMP/g, enquanto os cecos correspondentes apresentaram entre 60-70% de depleção linfocitária. Outros gêneros bacterianos identificados foram Providencia rettgeri, Proteus mirabilis e E. coli. Os escores histopatológicos evidenciaram depleção linfocitária moderada a severa nas bursas, porém o isolamento de Salmonella Enteritidis em duas amostras não possibilitou maiores inferências a respeito do envolvimento da Doença de Gumboro quanto à persistência de salmonelas no ceco das aves analisadas, sob a presente metodologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vanessa Rodrigues Vieira, UFRGS

Vladimir Pinheiro do Nascimento, UFRGS

 

 

Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Aviária. Faculdade de Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. Porto Alegre, RS.

Anderlise Borsoi, UFRGS

 

 

Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Patologia Aviária. Faculdade de Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. UFRGS. Porto Alegre, RS.

Luciana Ruschel dos Santos, UPF

 

 

Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. Universidade de Passo Fundo. FAMV – UPF. Passo Fundo, RS.

Published

2018-03-30

How to Cite

Vieira, V. R., Nascimento, V. P. do, Borsoi, A., & Santos, L. R. dos. (2018). Número mais provável (NMP) de Salmonella sp. em cecos de frangos de corte e correlação com a população linfocitária bursal. Acta Scientiae Veterinariae, 35(1), 49–53. https://doi.org/10.22456/1679-9216.15811

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)