Postioplastia modificada para a redução de fimose em cães

Authors

  • Luciano André Weide UFRGS
  • Emerson Antonio Contesini UFRGS
  • Marcio Poletto Ferreira UFRGS
  • Rafael Stedile UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.15557

Keywords:

Prepúcio, Pênis, Fimose, Cães

Abstract

A fimose em cães é uma afecção pouco freqüente em clínicas e hospitais veterinários. Porém, provoca muito desconforto ao animal afetado. Ela pode ser de origem adquirida, gerada por trauma, congênita ou por neoplasia, gerando inabilidade de exposição do pênis em relação ao prepúcio, causando postite, impossibilidade de copular, retenção de urina e dor. A complicação mais comum da fimose é a balanopostite, sendo que proprietário relata a dificuldade de micção e até mesmo disúria. O tratamento da fimose depende da sua origem, podendo ser clínico ou cirúrgico. O tratamento clínico baseia-se em medicações e compressas locais mornas, enquanto que para o tratamento cirúrgico indica-se a postioplastia. O objetivo do trabalho é demonstrar que a postioplastia modificada é de simples execução e traz menores problemas pós-operatórios. As cirurgias foram realizadas em dois cães de raças distintas, atendidos no Hospital de Clínicas Veterinárias do Rio Grande do sul (HCV-UFRGS). A técnica cirúrgica aqui descrita é uma modificação de duas técnicas já relatadas, proporcionando uma solução fácil e eficaz para o problema. Os resultados alcançados foram excelentes, comprovando a eficácia da cirurgia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luciano André Weide, UFRGS

Emerson Antonio Contesini, UFRGS

 

 

Departamento de Medicina Animal (FaVet - UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Marcio Poletto Ferreira, UFRGS

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Faculdade de Veterinária (FaVet), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS/Brasil.

Rafael Stedile, UFRGS

 

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias (PPGCV), Faculdade de Veterinária (FaVet), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS/Brasil.

Published

2018-06-27

How to Cite

Weide, L. A., Contesini, E. A., Ferreira, M. P., & Stedile, R. (2018). Postioplastia modificada para a redução de fimose em cães. Acta Scientiae Veterinariae, 34(3), 339–342. https://doi.org/10.22456/1679-9216.15557

Issue

Section

Hospital Forum

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>