Exérese de Schwanoma por meio da técnica de hemilaminectomia dorsolateral cervical cranial

Authors

  • Juliana Voll
  • Rodolfo Voll UFRGS
  • Leandro Gaiga
  • Cristiano Gomes
  • Márcio Poletto Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.15262

Keywords:

Schwanoma, Hemilaminectomia dorsolateral cervical cranial, Tumores intradurais-extramedulares

Abstract

Os tumores intradurais-extramedulares representam 50% das neoplasias do sistema nervoso. A maioria dos tumores intradurais-extramedulares caninos corresponde a neoplasias de raízes nervosas (neurofibromas, neurofibrossarcomas, schwanomas) e meningiomas. Optamos por descrever um caso de schwanoma uma vez que não o são rotineiramente relatados. Este trabalho refere-se a um cão da raça Pastor Belga, macho, 8 anos, atendido no Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas Veterinárias da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul com histórico de déficit de reação postural e hemiparesia dos membros torácico e pélvico do lado direito. O exame mielográfico evidenciou existência de massa subdural-extramedular no lado direito junto à articulação atlanto-occipital, compatível com neoplasia. O cão foi submetido a tratamento cirúrgico utilizando-se hemilaminectomia dorsolateral cervical cranial e remoção parcial do material compressivo. Setenta e cinco dias após a cirurgia o animal apresentou sinais de piora. O exame mielográfico evidenciou aumento de volume do tumor em relação ao inicial. Foi realizada exérese do tumor, porém, ao término do procedimento cirúrgico o paciente foi a óbito; essa situação condiz com a literatura, onde apenas uma pequena porcentagem desses tumores é completamente removida e as recidivas são altas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Juliana Voll

Rodolfo Voll, UFRGS

 

 

Departamento de Medicina Animal, Faculdade de Veterinária (FaVet), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS/Brasil.

Leandro Gaiga

 

 

Médico Veterinário Autônomo.

Cristiano Gomes

 

 

Médico Veterinário Autônomo.

Márcio Poletto Ferreira

 

 

Médico Veterinário Autônomo.

Published

2018-06-27

How to Cite

Voll, J., Voll, R., Gaiga, L., Gomes, C., & Ferreira, M. P. (2018). Exérese de Schwanoma por meio da técnica de hemilaminectomia dorsolateral cervical cranial. Acta Scientiae Veterinariae, 34(2), 183–186. https://doi.org/10.22456/1679-9216.15262

Issue

Section

Hospital Forum

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 > >>