Estudo antigênico de amostras do vírus da raiva isoladas no Rio Grande do Sul, Brasil

Authors

  • Thais Fumaco Teixeira UFRGS
  • Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista UFRGS
  • Eduardo Schmidt FEPAGRO
  • Paulo Michel Roehe UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-9216.14948

Keywords:

Raiva, Anticorpos monoclonais, Estudo antigênico

Abstract

O vírus da raiva (VR) membro do gênero

 

Lyssavirus, família Rhabdoviridae, apresenta sete genotipos presentemente identificados, sendo o VR classificado como genotipo 1. Além disso, o VR é o único membro do gênero Lyssavirus até o presente identificado na América do Sul. Apesar de ser considerado muito estável antigenicamente, diferenças têm sido encontradas entre amostras isoladas de diferentes espécies, as quais são denominadas “variantes”. Buscando a identificação de possíveis variantes ou lissavírus de outros genotipos circulantes no Estado do Rio Grande do Sul, foram examinadas 47 amostras de VR isoladas de diferentes espécies (bovinos, morcegos não-hematófagos e eqüino), coletadas entre janeiro de 2004 e fevereiro de 2005. As amostras foram submetidas à caracterização antigênica com um painel constituído por 12 anticorpos monoclonais (AcMs) dirigidos contra antígenos de lissavírus. Através dessa análise foi possível confirmar que todos os isolados examinados eram membros do genótipo 1. Além disso, foi possível identificar dois grupos antigenicamente distintos, sendo que o maior deles incluiu a maioria das amostras examinadas (39 de bovinos, 4 de morcegos não hematófagos e uma de eqüino). Um outro grupo foi constituído por duas amostras isoladas de morcegos não hematófagos e uma terceira, de origem bovina, que apresentava um perfil diferenciado de reatividade antigênica. Tanto as amostras do grupo maior quanto o último acima mencionado apresentaram perfis de reatividade distintos daquele usualmente detectado em amostras de VR de origem de cães domésticos (as quais não têm sido identificadas no Rio Grande do Sul há mais de 15 anos). Essas análises revelam que existem em nosso meio variantes de VR que parecem adaptadas a diferentes hospedeiros naturais. Tais diferenças podem vir a ser úteis como marcadores epidemiológicos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thais Fumaco Teixeira, UFRGS

Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista, UFRGS

 

 

Departamento de Microbiologia, Laboratório de Virologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS.

Eduardo Schmidt, FEPAGRO

 

 

FEPAGRO Saúde Animal - Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), Eldorado do Sul/RS.

Paulo Michel Roehe, UFRGS

 

 

Departamento de Microbiologia, Laboratório de Virologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS.

 

 

FEPAGRO Saúde Animal - Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF), Eldorado do Sul/RS.

Published

2018-06-27

How to Cite

Teixeira, T. F., Batista, H. B. de C. R., Schmidt, E., & Roehe, P. M. (2018). Estudo antigênico de amostras do vírus da raiva isoladas no Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Scientiae Veterinariae, 33(3), 271–275. https://doi.org/10.22456/1679-9216.14948

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)