FAVORITE GAME OU A POESIA NÃO CABE MAIS DENTRO DA VULVA DO POEMA

Autores

  • Marina Baltazar Mattos Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-4657-7609
  • Rogério Meira Coelho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-8915.97035

Resumo

O presente ensaio busca pensar as novas configurações que a palavra poética tem encontrado para se espalhar, expandindo-se para além dos lugares e formas tradicionalmente resguardados para ela. Para isso, parte-se de abordagens e perspectivas teóricas, como Literatura expandida (PATO, 2012), arte e escritura expandidas (SANTOS; REZENDE, 2011) e “literatura fora de si” (GARRAMUÑO, 2014, p.43), em uma tentativa de elaborar fenômenos como a incorporação da palavra por artistas plásticos e o Slam, que vêm atravessando nosso contemporâneo. Especificamente a obra Favorite Game (1990), do artista plástico José Leonilson, e Lírica de uma favelada (2018), da slammer Nívea Sabino, servirão como mote para se analisar como a palavra desborda as fronteiras do livro e se faz presente em obras plásticas, que também podem ser lidas como inscrições poéticas, e na rua, espaço para livre criação poética.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura expandida; José Leonilson; Slam; Nívea Sabino.

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Biografia do Autor

Marina Baltazar Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários (pós-lit) da FALE/UFMG, com pesquisa financiada pelo CNPq. Desenvolve o projeto "Truth, fiction: Poesia e Autobiografia em José Leonilson", na área de concentração Literaturas Modernas e Contemporâneas.

Rogério Meira Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Literários.

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Publicado

2019-12-09

Como Citar

MATTOS, M. B.; COELHO, R. M. FAVORITE GAME OU A POESIA NÃO CABE MAIS DENTRO DA VULVA DO POEMA. Organon, Porto Alegre, v. 34, n. 67, p. 1–13, 2019. DOI: 10.22456/2238-8915.97035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/97035. Acesso em: 3 mar. 2024.