A fadiga da fática: interações mediais, questões semiópolíticas
DOI:
https://doi.org/10.19132/1807-8583201637.152-175Palavras-chave:
Semiótica. Mídias sociais. Interações mediais. Afetividade. Política.Resumo
Neste artigo, gostaríamos de esboçar uma montagem flumínea de fragmentos extraídos da esfera da comunicação contemporânea – Facebook, que, no final de 2014, nos presenteou com um vídeo que celebrava o nosso “ano maravilhoso”; Umberto Eco, que, pouco antes de nos deixar, afirmava que as redes sociais “conferiram direito de palavras aos imbecis”; Barack Obama, que revelou se fechar no Salão Oval para assistir seriados de televisão; Papa Francisco, que enquanto usava Twitter declarava: “não assisto televisão” – a fim não apenas de explorar, com a ajuda da metodologia semiótica, as relações que atravessam e ligam estas micro-formações, mas, sobretudo, de destacar as complexas questões de sentido – afetividade, significatividade, intersubjetividade – implicadas no modo em que vivemos os medias. E, ainda mais profundamente, o modo em que os medias, nestes primeiros anos do século XXI, estão dando vida a novas interações. Como veremos, os sentidos e os effectos de estas interações estão profundamente conectados com uma nova centralidade da “função fática” da linguagem.Downloads
Referências
ABRUZZESE, A. Analfabeti di tutto il mondo uniamoci. Genova: Costa & Nolan, 1996.
ABRUZZESE, A. Lo splendore della TV. Genova: Costa & Nolan, 1995.
ABRUZZESE, A.; BORRELLI, D. L’industria culturale. Roma: Carocci, 2000.
APRILE, M.; DE FAZIO, D. La serialità televisiva: lingua e linguaggio nella fiction italiana e straniera. Taranto: Congedo, 2010.
ARESU, A. L’irresistibile impero dei telefilm americani. Limes: rivista italiana di geopolitica, Roma, quaderni specialiali, [S.l.], 26 aprile 2012.
BARTHES, R. Fragments d'un discours amoureux. Paris: Seuil, 1977.
BENJAMIN, W. Das kunstwerk im zeitalter seiner technischen reproduzierbarkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1955.
CALABRESE, O. L'età neobarocca. Roma: Laterza, 1987.
ECO, U. A passo di gambero: guerre calde e populismo mediatico. Milano: Bompiani, 2006.
ECO, U. Costruire il nemico: e altri scritti occasionali. Milano: Bompiani, 2011.
EUGENI, R. Semiotica dei media: le forme dell’esperienza. Roma: Carocci, 2010.
FABBRI, P. La svolta semiotica. Roma-Bari: Laterza, 1998.
FERRARIS, M. Manifesto del nuovo realismo. Roma-Bari: Laterza, 2012.
FLOCH, J-M. Sémiotique, marketing et communication: sous les signes, les stratégies. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
GEERTZ, C. The Interpretations of cultures. New York: Basic Books, 1973.
GREIMAS, A. J. Du sens 2. Paris: Éditions du Seuil, 1983.
GREIMAS, A. J. 1987. De l’imperfection. Pierre Fanlac, Périgueux.
GREIMAS, A. J.; FONTANILLE, J. Sémiotique des passions: des états de choses aux états d’âme. Paris: Éditions du Seuil, 1991.
JAKOBSON, R. Essais de linguistique générale. Paris: Éditions du Minuit, 1963.
HAN, B.-C. Transparenzgesellshaft. Berlin: Matthes & Seitz, 2012.
HAVELOCK, E. A. The muse learns to write: reflections on orality and literacy from antiquity to the present. New Haven: Yale University, 1986.
HENARE, Amiria; HOLBRAAD, Martin; WASTELL, Siri (Ed.). Thinking through things: theorising artefacts ethnographically. London: Routledge, 2007.
LAKOFF, G. The political mind. New York: Viking, 2008.
LANDOWSKI, É. Les interactions risquées. Nouveaux Actes Sémiotiques, Pulim, n. 101-103, 2005.
LATOUR, B. Nous n’avons jamais été modernes. Paris: Éditions La Découverte, 1991.
LATOUR, B. Reassembling the social: an introduction to actor-network-theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.
LOTMAN, J. M. Kul’tura i vzryv. Moskva: Gnosis, 1993.
LOTMAN, J. M. Tejnicheskii progress kak kul’turologuicheskaia problema. Semeiotiké: Trudy po znakovym sistemam, Tartu, n. 22, p. 97-116, 1988.
LOTMAN, J. M. Tesi per una semiotica delle culture. Roma: Meltemi, 2006.
LOTMAN, J. M.; USPENSKIJ, B. A. Tipologia della cultura. Milano: Bompiani, 1973.
MARRONE, G. Corpi sociali. Torino: Einaudi, 2001.
MARRONE, G.; DUSI, N.; LO FEUDO, G. (Ed.). Narrazione ed esperienza. Roma: Meltemi, 2007.
MATTOZZI, Alvise (Ed.). Il senso degli oggetti tecnici. Roma: Meltemi, 2006.
McLUHAN, M. Understanding media. New York: McGraw-Hill, 1964.
MONTANI, P. Tecnologie della sensibilità: estetica e immaginazione narrativa. Milano: Cortina, 2014.
ONG, W. J. Orality and literacy: the technologizing of the word. London: Methuen, 1982.
PEVERINI, P. Reputazione e influenza nei social media: una prospettiva sociosemiotica. In: PEZZINI, I.; SPAZIANTE, L. (Ed.). Corpi mediali: semiotica e contemporaneità. Pisa: ETS, 2014. p. 65-84.
PEZZINI, I. Immagini quotidiane: sociosemiotica visuale. Roma-Bari: Laterza, 2008.
PEZZINI, I. (Ed.). Trailer, spot, clip, siti, banner: le forme brevi della comunicazione audiovisiva. Roma: Meltemi, 2002.
PEZZINI, I., SPAZIANTE, L. (Ed.). Corpi mediali: semiotica e contemporaneità. Pisa: ETS, 2014.
POZZATO, M., GRIGNAFFINI, G. (Ed.). Mondi seriali: percorsi semiotici nella fiction. Milano: RTI, 2008.
RICOEUR, P. Temps et récit. Paris: Éditions du Seuil, 1983-1985.
ROSSINI, G. Le serie TV. Bologna: Il Mulino, 2016.
SEDDA, F. Frammenti di silenzio. In: MANGANO, D.; TERRACCIANO, B. (Ed.). Il senso delle soggettività: ricerche semiotiche. Roma: Nuova Cultura, 2013.
SEDDA, F. Imperfette traduzioni: semiopolitica delle culture. Roma: Nuova Cultura, 2012.
SEDDA, F. L’emersione del nuovo o l’elogio della semplicità: da Berlusconi a papa Francesco, passando per Bersani, Grillo, Renzi. In: PEZZINI, I.; SPAZIANTE, L. (Ed.). Corpi mediali: semiotica e contemporaneità.Pisa: ETS, 2014. p. 205-236.
SEDDA, F. Le poetiche del comportamento fra arte e vita quotidiana. In: BERTELÈ, M. et al. (Ed.). Le Muse fanno il girotondo: Jurij Lotman e le arti. Venezia: Terra Ferma, 2015b. p. 75-86.
SEDDA, F. Semiotics of culture(s): basic questions and concepts. In: TRIFONAS, P. (Ed.). International handbook of semiotics. Berlin: Springer, 2015a.
SILVERSTONE, R. Television and everyday life. London: Routledge, 1994.
TURNER, V. From ritual to theatre: the human seriousness of play. New York: Performing Arts Journal Publications, 1982.
TURNER, V. The anthropology of performance. New York: Paj Publications, 1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Intexto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados neste periódico pertencem aos autores, e os direitos da primeira publicação são garantidos à revista. Por serem publicados em uma revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.
A revista utiliza a Licença de Atribuição Creative Commons (CC BY-NC), que permite o compartilhamento de trabalhos com reconhecimento de autoria.