PRÁTICAS INTERPROFISSIONAIS E COLABORATIVAS HOSPITALARES NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.128183Palavras-chave:
COVID-19, Equipe de Assistência ao Paciente, Relações InterprofissionaisResumo
A pandemia de COVID-19 catalisou o desenvolvimento de práticas colaborativas e interprofissionais nos hospitais, promovendo a reorganização de fluxos e investimentos na assistência. Tais práticas, reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde, conduziu os profissionais a desenvolver processos de trabalho, que necessitam de uma atuação integrada, visando um cuidado centrado nos usuários. Este estudo teve o objetivo de analisar as ações de enfrentamento da COVID-19 sob a perspectiva da interprofissionalidade e da percepção dos profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rio Grande do Sul, Brasil, identificando os processos de trabalho colaborativos que foram construídos e o legado deixado pelas ações realizadas. O estudo é qualitativo do tipo estudo de caso. Foram realizadas entrevistas com profissionais das equipes assistenciais COVID-19 do HCPA (n=18), fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. A análise de conteúdo foi utilizada para compreensão do corpus dos dados coletados. Um roteiro semiestruturado guiou as entrevistas e a avaliação do material foi realizada a partir da organização em duas categorias: construção de processos de trabalho colaborativos e interprofissionais; o legado para o hospital, profissionais e usuários. Observou-se que os profissionais desenvolveram processos de trabalho colaborativos, incluindo treinamentos, utilização de ventilação não-invasiva (VNI), huddles para discussões, mediações interprofissionais de apoio psicológico e cuidados à beira-leito compartilhados. O trabalho integrado, a troca de conhecimentos e as novas rotinas deram visibilidade ao trabalho interprofissional e correspondem ao legado deixado para o hospital, resultando em um aprendizado para enfrentar pandemias futuras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).