HISTÓRIAS EM QUADRINHO NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA O ENFRENTAMENTO DAS ARBOVIROSES
Resumo
A equipe da rede Arbo Control Santa Catarina confeccionou um material didático em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis. O processo de concepção envolveu a importância da comunicação efetiva em saúde para combater as arboviroses de maior circulação (dengue, chikungunya, zika, que são transmitidas pela fêmea adulta do mosquito Aedes aegypti). O processo de criação, produção e desenvolvimento foi orientado por metodologia ativa, que resultou na produção de história em quadrinhos (HQ), com o intuito de servir de material didático para uso pré-escolar. O método lúdico foi utilizado na representação socioeducativa, para conciliar as práticas utilitárias de leitura com a finalidade de aproximar a educação da temática abordada com a realidade do aluno. Nesse contexto, a ludicidade permite com o objetivo de facilitar o entendimento sobre as arboviroses mais comuns a manutenção de uma comunicação mais efetiva e contextualizada, o que contribui com a educação em saúde desse público-alvo e o entendimento sobre as arboviroses mais comuns. O suporte do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que está diretamente ligado ao controle epidemiológico dessas arboviroses, ajudou na produção de um material didático pedagógico qualificado e resolutivo, consoante com as necessidades das escolas, que necessitam de um material traduzido para uma linguagem de fácil entendimento, que possa ser usada para o público-alvo infantil, sem perder a essência do processo educacional eficaz, resolutivo, crítico-reflexivo.
Palavras-chave: Arboviroses. Educação em Saúde. HQ. Método Lúdico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).