Modelos de Maturidade em um Cenário Educacional: Um Mapeamento Sistemático
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99531Palavras-chave:
Modelo de Maturidade Educacional, Mapeamento Sistemático, Recurso Educacional Aberto.Resumo
Este paper apresenta um mapeamento sistemático em modelos de maturidade educacionais, almejando identificar e reunir as suas principais características, inspirações e métodos de desenvolvimento. Foram identificados 22 modelos de maturidade educacionais, divididos em 25 estudos. Os resultados apontam que CMM, CMMI e SPICE são as inspirações mais comuns para os modelos educacionais existentes. Também foi constatado que estudos literários, pilot testing, workshops e surveys foram os métodos mais comuns utilizados para desenvolver tais modelos. Finalmente, não foi possível encontrar nenhum estudo especificamente relacionado a modelos de maturidade para recursos educacionais abertos, destacando uma lacuna na área que pode ser apurada em trabalhos futuros.Downloads
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Publicado
2019-12-31
Como Citar
DONAIRE GONÇALVES OLIVEIRA, R.; FRANCINE BARBOSA, E. Modelos de Maturidade em um Cenário Educacional: Um Mapeamento Sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 478–487, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99531. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99531. Acesso em: 24 set. 2023.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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