Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99481Palavras-chave:
Ensino de Física Básica, Objetos Digitais de Aprendizagem, Simuladores Virtuais.Resumo
Este trabalho discute as dificuldades que os estudantes enfrentam no estudo da Física e investiga a influência do uso de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODAs), especificamente os simuladores virtuais, partindo da hipótese que contribuem para o aumento da motivação e interesse dos estudantes. Para isso, realizou-se em uma escola pública a aplicação de um questionário que forneceu informações sobre o contexto escolar e as aspirações deles quanto às metodologias de ensino. Após a aplicação do questionário, foi analisado como os simuladores virtuais disponíveis no portal PhET influenciam os estudantes, em que ficou evidente que os ODAs do tipo simuladores virtuais podem contribuir para a aprendizagem dos alunos e não devem ser usados como uma solução única e definitiva para os problemas de aprendizagem em Física.Downloads
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Publicado
2019-12-31
Como Citar
CARVALHO, A.; TELES, A.; VIANA, D.; JOSÉ SILVA, F.; COUTINHO, L.; TEIXEIRA, S. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino de Física Básica: Um estudo de caso com simuladores virtuais em uma escola de ensino público estadual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 263–272, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.99481. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/99481. Acesso em: 3 dez. 2023.
Edição
Seção
Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais
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