Criação de objeto digital como suporte para aprendizagem de Combinatória nos Anos Iniciais

Autores

  • Elisa Friedrich Martins PGIE – UFRGS
  • Lucas Vieira Lima IME –UFRGS
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso IME – PPGEMat – PGIE – UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.95845

Palavras-chave:

combinatória, matemática, anos iniciais, objeto de aprendizagem.

Resumo

Nesse artigo, apresenta-se as etapas de desenvolvimento de um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) utilizado em pesquisa sobre o pensamento combinatório de estudantes dos Anos Iniciais. Os requisitos do ODA, assim como seus aspectos técnicos e teóricos, são apresentados de maneira a elucidar sua criação e desenvolvimento. Apresenta-se a cronologia da criação, desde a primeira versão até sua versão atual bem como os resultados do uso com alunos dos anos iniciais de uma escola pública do Ensino Fundamental. A importância desse tipo de material e a relevância de sua utilização nas escolas são aspectos discutidos no texto. A partir dos dados produzidos até o presente momento, pode-se dizer que sua utilização é adequada para a faixa etária para o qual foi planejado, constituindo-se em material que pode favorecer a aprendizagem das primeiras noções de Análise Combinatória por alunos dos Anos Inicias do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-28

Como Citar

FRIEDRICH MARTINS, E.; VIEIRA LIMA, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Criação de objeto digital como suporte para aprendizagem de Combinatória nos Anos Iniciais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 385–394, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95845. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95845. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Projeto e desenvolvimento de objetos educacionais