Geometria Dinâmica e Método Clínico de Piaget: visando o pensamento geométrico das transformações
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.86052Palavras-chave:
Geometria dinâmica, Método Clínico, Piaget, transformações geométricasResumo
Nesse artigo analisa-se o papel do uso de recursos digitais de Geometria Dinâmica em entrevista baseada no Método Clínico de Jean Piaget considerando o estudo do pensamento geométrico em relação a transformações no plano. Para esta análise desenvolveu-se uma sequência de atividades que contempla transformações geométricas utilizando o software GeoGebra em uma entrevista clínica com dez estudantes do Ensino Básico. O uso desse recurso proporcionou aos sujeitos da entrevista uma forma de interação e manipulação para construir conceitos, como também, para o pesquisador entender o pensamento dos entrevistados. Os dados apontam para a possibilidade de integração do Método Clínico e uso de mídias digitais possibilitando a ação do sujeito sobre objetos de geometria.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
WEYH MONZON, L.; VINICIUS DE AZEVEDO BASSO, M. Geometria Dinâmica e Método Clínico de Piaget: visando o pensamento geométrico das transformações. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86052. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86052. Acesso em: 4 dez. 2023.
Edição
Seção
Tecnologia na educação
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