Mineração de Dados Educacionais: Um Estudo Sobre Indicadores da Educação em Bases de Dados do INEP
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.85989Palavras-chave:
Indicadores Educacionais, MDE, Regressão, Correlação.Resumo
A Mineração de Dados Educacionais possibilita o conhecimento de fatores que melhorem a proposta educacional, além de prever o desempenho dos alunos e de fatores que influenciam o aprendizado. Através dessas características, esse trabalho utiliza bases de dados educacionais fornecidas pelo INEP e aplica técnicas de mineração de dados com a finalidade de melhor explicar indicadores como a evasão e reprovação escolar no ensino fundamental. Após análises correlacionais das variáveis, modelos de regressões linear e robusta foram desenvolvidos afim de comparar o desempenho e fornecer um modelo que minimize o erro de previsão. Os modelos foram avaliados pelo erro médio absoluto, além de desvio padrão e gráficos. Os resultados indicam que a regressão robusta obteve melhores resultados na estimação das variáveis elencadas nesse estudo.Downloads
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Publicado
2018-07-21
Como Citar
LEANDRA SOUZA DO NASCIMENTO, R.; GOMES DA CRUZ JUNIOR, G.; ANDRADE DE ARAÚJO FAGUNDES, R. Mineração de Dados Educacionais: Um Estudo Sobre Indicadores da Educação em Bases de Dados do INEP. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.85989. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/85989. Acesso em: 24 set. 2023.
Edição
Seção
Mineração de dados
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