Computação Ubíqua aplicada à Educação de Pacientes de Doenças Crônicas não Transmissíveis

Autores

  • Henrique Vianna UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo – RS – Brasil
  • Cassius Paim UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo – RS – Brasil
  • Jorge Barbosa UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos São Leopoldo – RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.50337

Palavras-chave:

Computação Ubíqua, Saúde Ubíqua, Aprendizagem Ubíqua

Resumo

O artigo propõe o uso do UDuctor, um modelo para cuidado ubíquo de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), para fornecer suporte à educação de pessoas com DCNT através do autogerenciamento. Este suporte é fornecido pelo uso de computação ubíqua através do uso de smartphones e in-ternet. A avaliação de suporte à educação foi realizada por dez pessoas através de um questionário composto por cinco perguntas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

VIANNA, H.; PAIM, C.; BARBOSA, J. Computação Ubíqua aplicada à Educação de Pacientes de Doenças Crônicas não Transmissíveis. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.50337. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/50337. Acesso em: 22 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos