eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.49839Palavras-chave:
metodologias ágeis, Scrum, projetos de aprendizagem colaborativa.Resumo
A metodologia ágil Scrum é adequada a projetos de escopo aberto ou seja, suscetíveis a modificações ao longo do seu desenvolvimento. Além disso, está baseada em princípios como desenvolvimento incremental, melhoria contínua, simplificação de processos e equipes auto-gerenciáveis. Estes princípios também são aplicáveis em projetos de aprendizagem nos quais deseja-se desenvolver o trabalho colaborativo, os processos auto-regulatórios de aprendizagem, as habilidades de identificar problemas, analisar, refletir, pesquisar, compreender, propor e desenvolver soluções. Assim, o presente trabalho descreve o eduScrum, que é uma adaptação da metodologia Scrum aos projetos colaborativos de aprendizagem, apoiada por uma ferramenta Web que auxilia na coordenação das atividades do grupo de alunos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-07-18
Como Citar
SELBACH BORGES, K.; AUGUSTO RAUH SCHMITT, M.; MARX NAKLE, S. eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49839. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49839. Acesso em: 23 set. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).