TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.49838Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Sites de Rede Sociais, Educação, Nativos digitais.Resumo
Este artigo apresenta os esforços do grupo de pesquisa Comunicação, Cultura, Tecnologias e Modos de Subjetivação (CocTec)1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em mapear o uso das mídias digitais por seus alunos, nativos digitais, nascidos após 1990, problematizando o uso deste dispositivo como apoio ao ensino e aprendizagem e construção de conhecimento no ensino superior. São sujeitos desta pesquisa os alunos da UFPel nos cursos de bacharelado e licenciatura matriculados no 2ª semestre de 2013 (exceto os ingressantes). Os dados foram capturados por um instrumento online disponibilizado junto à matrícula do aluno. Com esta pesquisa constatou-se que tanto para estudantes como para os professores os Sites de Redes Sociais (SRS) apresenta-se como uma ferramenta tecnológica pedagógica, servindo para: pesquisar conteúdos; realizar tarefas escolares; comunicar-se, enviar e receber materiais através do serviço de e-mail. Por outro lado, os SRS avançam e alargam as possibilidades de comunicação e interação. O presente texto está dividido em uma parte introdutória sobre o aluno da contemporaneidade, um debate sobre a utilização dos SRS no ensino e aprendizagem, um relato das principais revelações da pesquisa e considerações finais.Downloads
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Publicado
2014-07-18
Como Citar
DENISE COSTA BERNI, K.; MARTINO OTERO AVILA, C.; ILGENFRITZ SPEROTTO, R.; MUIANGA, X. TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E O ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49838. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49838. Acesso em: 11 dez. 2023.
Edição
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Artigos
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