TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA TABLET EDUCACIONAL

Autores

  • Cíndia Rosa Toniazzo Quaresma PPGTER/UFSM
  • Ilse Abegg PPGTER/UFSM
  • Solange Beatriz Billig Garcês Pedagogia/UNICRUZ
  • Rosane Rodrigues Felix Pedagogia/UNICRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49820

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Formação Docente. Inclusão Digital. Tecnologias Educacionais

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar o processo da inserção do tablet em escolas
públicas a partir do Programa Tablet Educacional. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, da cidade de Cruz Alta-RS, tendo como sujeitos de pesquisa os professores do Ensino Médio que receberam a ferramenta. Buscou-se acompanhar o processo de inserção do tablet, a fim de verificar as formas de apropriação da ferramenta, as possibilidades pedagógicas e as estratégias para superação das dificuldades encontradas. Verificou-se que a fluência tecnológica dos professores e o conhecimento prévio sobre o tablet influenciaram na apropriação da ferramenta. A inclusão digital é potencializada a partir da inserção da ferramenta e das formações. O uso do tablet possibilitou o suporte para o trabalho do professor. As aprendizagens colaborativas (redes de aprendizagem) entre o grupo de professores foram essenciais para a evolução na apropriação da ferramenta. As análises demandam novas discussões acerca da inclusão digital de professores através da inserção das tecnologias na escola, mas especialmente a partir da formação continuada dos professores em tecnologias educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

ROSA TONIAZZO QUARESMA, C.; ABEGG, I.; BEATRIZ BILLIG GARCÊS, S.; RODRIGUES FELIX, R. TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: INCLUSÃO DIGITAL DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA TABLET EDUCACIONAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49820. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49820. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos