Em direção a uma aprendizagemmais lúdica, significativa e participativa: experiências com o uso de jogos educacionais, tecnologias móveis e comunidade virtual com sujeitos em tratamento oncológico
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41622Palavras-chave:
aprendizagem com mobilidade, jogos educacionais, comunidade virtual de aprendizagemResumo
Os jogos educacionais e as tecnologias móveis, aliadas as comunidades virtuais de aprendizagem, potencializam a aprendizagem móvel e conectada. A partir de uma parceria com uma associação que atende sujeitos em tratamento oncológico, percebemos as dificuldades que os sujeitos enfrentam em acompanhar os conteúdos escolares durante os períodos de hospitalização ou de baixa imunidade. Neste período, em que é necessário o afastamento da escola, são realizadas atividades de reforço escolar e de informática básica oferecidas pela associação. Desta forma, este artigo apresenta as experiências iniciais com o uso de jogos e as tecnologias móveis, articuladas à uma comunidade virtual de aprendizagem, no reforço aos conteúdos do currículo escolar e de temas relacionados a informática básica com crianças e adolescentes em tratamento oncológico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-07-30
Como Citar
BARBOSA, D. N. F.; BASSANI, P. B. S. Em direção a uma aprendizagemmais lúdica, significativa e participativa: experiências com o uso de jogos educacionais, tecnologias móveis e comunidade virtual com sujeitos em tratamento oncológico. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41622. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41622. Acesso em: 9 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).