Transformando experiência em conhecimento durante oficinas para uso de programas computacionais no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36465Palavras-chave:
Formação continuada. Aprendizagem colaborativa. Programas computacionais.Resumo
Este artigo relata a experiência de um curso de formação continuada realizada por professores do campus Caçapava do Sul, da Universidade Federal do Pampa, com professores de escolas estaduais sobre o uso de programas computacionais no contexto escolar. A formação, baseada nos princípios da aprendizagem colaborativa, teve por objetivo (re)significar o conhecimento dos professores da Educação Básica a respeito da utilização de programas computacionais, refletindo sobre as possibilidades de seu uso para potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Foram explorados seis programas computacionais, cada um configurando uma oficina de três horas de duração. Ao mesmo tempo em que exploraram o uso de programas computacionais, os professores da Educação Básica indicaram aos docentes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas como elas podem ser utilizadas em sala de aula. Desse modo, os professores envolvidos aprenderam pela transformação da experiência em conhecimento ao interagir com a tecnologia computacional.Downloads
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Publicado
2012-12-30
Como Citar
FLORES, M. L.; HARTMANN, Ângela M.; SILVEIRA, D. da S.; NOVA, G. C.; WERLANG, R. B.; ALVARENGA, A. M.; MARTINS, M.; HALMENSCHLAGER, K. Transformando experiência em conhecimento durante oficinas para uso de programas computacionais no contexto escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.36465. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36465. Acesso em: 7 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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