O uso do software educativo NavegaFeliz na inclusão digital e no tratamento terapêutico de vítimas de escalpelamento atendidas pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.36118Resumo
A Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará – FSCMPA atende a vítimas de escalpelamento, ou seja, pessoas que têm seu couro cabeludo total ou parcialmente extraído por eixos de motores de barco que não são devidamente protegidos, deixando-os expostos e facilitando o risco de acidentes. O acidente, que traz traumas físicos e psicológicos, faz com que as vítimas se sintam envergonhadas, culpadas, com baixa autoestima e até mesmo depressão. Assim, a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, em parceria com a FSCMPA, desenvolveu o software educativo NavegaFeliz, voltado à realidade amazônica, que está sendo utilizado como ferramenta de inclusão digital e auxílio terapêutico de meninas e mulheres escalpeladas, bem como de outros usuários do hospital cujas enfermidades alteram sua condição física e psicológica. Nessa perspectiva, a I oficina terapêutica oferecida no 1º semestre de 2011 no Infocentro da FSCMPA teve como clientela adolescentes vítimas de abuso sexual e vítimas de escalpelamento e suas acompanhantes, objetivando elevar a autoestima e contribuir com a inclusão digital das usuárias, tendo como produto final a criação coletiva de uma revista em quadrinhos cujo tema gerador foi “Virtudes e Família”, pois a preocupação central foi com a formação ética e a reintegração familiar das pacientesDownloads
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Publicado
2011-12-30
Como Citar
FERREIRA, D. A. A.; SANTOS, D. T. P. dos; MODESTO, E. C.; VELASCO, J. de O.; ELISIÁRIO, L. S.; ALVES, V. P.; CUNHA, W. P. O uso do software educativo NavegaFeliz na inclusão digital e no tratamento terapêutico de vítimas de escalpelamento atendidas pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.36118. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36118. Acesso em: 3 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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