Recomendação de Conteúdo em Ambientes de Aprendizagem Baseados em Questionamento

Autores

  • Otávio Costa Acosta Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30936

Palavras-chave:

aprendizagem baseada em questionamento, ambientes virtuais de aprendizagem, sistemas de recomendação.

Resumo

presente trabalho apresenta um modelo de um ambiente virtual de aprendizagem baseado em questionamentos que dá suporte aos alunos através de funções de recomendação de conteúdo. Este processo de aprendizagem pode ser utilizado como forma de engajar os estudantes ativamente na investigação e descoberta de temas de estudo. As recomendações de conteúdo são baseadas em um texto selecionado pelo professor que determina o tema de uma atividade. Estas recomendações podem ser desde textos que auxiliem na elaboração de questionamentos, imagens, vídeos ou até autores que escrevem sobre tema proposto. Esta abordagem amplia o funcionamento da ferramenta SMILE, ferramenta para apoio à aprendizagem baseada em questionamento desenvolvida na Universidade de Stanford.

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Publicado

2012-07-20

Como Citar

ACOSTA, O. C.; REATEGUI, E. B. Recomendação de Conteúdo em Ambientes de Aprendizagem Baseados em Questionamento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30936. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30936. Acesso em: 5 dez. 2023.