TELECENTROS COMUNITÁRIOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30914Palavras-chave:
Telecentros Comunitários. Inclusão Digital. Processo de Inclusão.Resumo
Diante das necessidades impostas pela nova sociedade da informação e da constante presença das tecnologias no cotidiano das comunidades, tem-se presenciado o surgimento de uma nova classe de cidadãos considerados digitalmente excluídos e, na tentativa de combater essa exclusão, várias organizações investem no sentido de disponibilizar centros de acesso às TICs. Com o intuito de conhecer a atuação dessescentros de inclusão é que este trabalho propôs como objetivo analisar o papel dos telecentros comunitários como ferramenta de apoio no processo de inclusão digital da cidade A, sendo que para realização do estudo fez-se uso de uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva, para a qual foi gerado um questionário e aplicado entre os usuários dos telecentros. Após o levantamento de informações e a análise dos dados, verificou-se que apenas uma parcela reduzida da população da cidade utiliza os recursos tecnológicos presentes nesses ambientes de inclusão, entretanto, entre os frequentadores, pôde-se observar que esses centros têm cumprido suas tarefas básicas, que é a disponibilização de acesso grátis às TICs.
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
DE SOUSA FILHO, J. L.; COSTA DE OLIVEIRA, A. C. TELECENTROS COMUNITÁRIOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30914. Acesso em: 3 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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