Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30858Palavras-chave:
Taxonomia de Bloom. Processo de orientação. Educação a distância.Resumo
A avaliação da aprendizagem educacional deve sobrepujar o estilo puramente classificatório e ser percebido como um processo contínuo e norteador dos objetivos educacionais. Partindo deste princípio, o presente estudo objetiva realizar uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade à distância. O objeto deste estudo foi o projeto piloto do curso de Administração a distância daUniversidade Federal de Santa Catarina. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. Para a realização da descrição e análise do processo de orientação do trabalho de conclusão de curso utilizou-se o modelo da Taxonomia de Bloom. Aplicou-se também um questionário para os alunos, que continha manifestações da aprendizagem de acordo com as categorias e subcategorias desta Taxonomia. Verificou-se que há ferramentas midiáticas com grande potencial para o apoio deste processo e que são fundamentais na
construção do conhecimento. O que se espera é que a descrição do processo de orientação à distância por meio dos níveis da taxonomia contribua para as mudanças nas práticas avaliativas do ensino superior, especificamente no que concerne às orientações de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância.
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
SABINO, M. M. F. L.; BERNARDINI, I. de S.; AZEVEDO, P.; TODESCAT, M.; DA ROSA, R. S.; COSTA, A. M.; LOPEZ DALMAU, M. B. Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30858. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30858. Acesso em: 1 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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