Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem

Autores

  • Rogério Avellar C. Cordeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Clevi E. Rapkiewicz Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Maria Cristina Canela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Angélica Freitas dos Santos Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Eduardo Coelho Carneiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.16735

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, mapa de conceitos, mapa de cenários, mapa navegacional e metodologia interdisciplinar

Resumo

O desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OA), quando não feito
pelos próprios usuários, pode ser feito por equipes multidisciplinares, integrando
pessoas de área técnica (computação), da área de domínio, pedagógica, entre outras.
O processo de comunicação entre os integrantes da equipe bem como a própria
evolução do desenvolvimento do OA ao longo do ciclo de vida costuma ser registrada
de alguma forma. Entre as formas utilizadas encontra-se o conjunto de fases e
documentos propostos no âmbito do projeto RIVED (MEC). Este artigo discute as
limitações do processo proposto e propõe algumas inovações ao mesmo,
incorporando mapas (conceitual, de cenários e navegacional), tornando o processo
geral o suficiente para ser utilizado em outros âmbitos de desenvolvimento de OAs.
Propõe, ainda, ummodelo ágil e colaborativo de forma a facilitar a integração entre
as equipes e tornar o processo de desenvolvimento mais efetivo.

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Publicado

2007-07-06

Como Citar

CORDEIRO, R. A. C.; RAPKIEWICZ, C. E.; CANELA, M. C.; SANTOS, A. F. dos; CARNEIRO, E. C. Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.16735. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/16735. Acesso em: 25 set. 2023.