Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.16735Palavras-chave:
Objetos de aprendizagem, mapa de conceitos, mapa de cenários, mapa navegacional e metodologia interdisciplinarResumo
O desenvolvimento de objetos de aprendizagem (OA), quando não feitopelos próprios usuários, pode ser feito por equipes multidisciplinares, integrando
pessoas de área técnica (computação), da área de domínio, pedagógica, entre outras.
O processo de comunicação entre os integrantes da equipe bem como a própria
evolução do desenvolvimento do OA ao longo do ciclo de vida costuma ser registrada
de alguma forma. Entre as formas utilizadas encontra-se o conjunto de fases e
documentos propostos no âmbito do projeto RIVED (MEC). Este artigo discute as
limitações do processo proposto e propõe algumas inovações ao mesmo,
incorporando mapas (conceitual, de cenários e navegacional), tornando o processo
geral o suficiente para ser utilizado em outros âmbitos de desenvolvimento de OAs.
Propõe, ainda, ummodelo ágil e colaborativo de forma a facilitar a integração entre
as equipes e tornar o processo de desenvolvimento mais efetivo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-06
Como Citar
CORDEIRO, R. A. C.; RAPKIEWICZ, C. E.; CANELA, M. C.; SANTOS, A. F. dos; CARNEIRO, E. C. Utilizando mapas conceitual, de cenário e navegacional no apoio ao processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.16735. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/16735. Acesso em: 25 set. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).