Kelix - uma alternativa Linux como base tecnológica para laboratórios educacionais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14568Palavras-chave:
informática educativa, inclusão digital, software-livreResumo
Esse artigo descreve a experiência do projeto Kit Escola Livre – Kelix, da Universidade de Passo Fundo - UPF, no desenvolvimento de uma solução tecnológica livre para atender a demanda de software educacional e de apoio à formação de cidadãos críticos, produtores de conhecimento e criativos. O trabalho inicia pela fundamentação filosófica do Software Livre como agente na distribuição de acesso ao conhecimento e de liberdade. São abordadas as tecnologias utilizadas e suas formas de contribuição ao objetivo do projeto, bem como a motivação pela escolha e desenvolvimento das ferramentas. Também são abordados os casos de sucesso no uso do Kelix e as perspectivas de trabalhos futuros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-06
Como Citar
TRENTIN, M. A. S.; TEIXEIRA, A. C.; MARTINS, A.; BRUSSO, M. J. Kelix - uma alternativa Linux como base tecnológica para laboratórios educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14568. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14568. Acesso em: 3 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).