A Formação Continuada dos Tutores do Curso de Pedagogia a Distância no modelo de Comunidades de Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14517Palavras-chave:
Educação a distância, comunidades de aprendizagem, formação continuada dos tutoresResumo
O presente artigo apresenta os fundamentos, a organização e algumas práticasdesenvolvidas na formação continuada dos tutores do Curso de Graduação em
Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS (PEAD). O Curso teve início em 2006,
sendo oferecido a professores em exercício em escolas públicas de Educação Infantil e
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A formação dos tutores e sua atuação junto aos
alunos acompanham a proposta do Curso, de base interacionista e construtivista,
apoiada no uso intensivo de tecnologias digitais. A análise das atividades dos tutores,
até o presente momento, tem apontado para um movimento de compreensão gradual dos fundamentos teóricos e práticas educacionais do Curso, bem como as necessidades de aprofundamento da formação na perspectiva da construção do papel do tutor e o fortalecimento da comunidade de aprendizagem.
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
ZIEDE, M. L.; NEVADO, R. A. de. A Formação Continuada dos Tutores do Curso de Pedagogia a Distância no modelo de Comunidades de Aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14517. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14517. Acesso em: 11 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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