GESTÃO DE EAD: A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA E DA ESTRUTURAÇÃO DOS CEADs PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS

Autores

  • Luis Otoni Meireles Ribeiro UFRGS
  • Maria Isabel Timm UFRGS
  • Milton Antonio Zaro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14316

Palavras-chave:

educação a distância, educação profissional, educação tecnológica, ensino de engenharia, ensino de ciência e tecnologia.

Resumo

Este artigo apresenta relato de experiências e reflexões sobre a importância da
estruturação de um setor para desenvolver instrumentos de planejamento e gestão dos cursos a distância,
de acordo com necessidades específicas da instituição, levando-se em conta múltiplos cursos, públicos e
níveis, bem como a gestão dos clientes internos da instituição (equipe de professores, produtores de
mídia, tutores, etc.). São apresentados modelos de cursos à distância para situações diferenciadas, em
especial para a educação profissional e tecnológica e o ensino de engenharia. A educação a distância,
quando trabalhada numa perspectiva de economia de escala, pressiona por uma abordagem profissional
de gestão, a qual pressupõe, além de infraestrutura tecnológica, um planejamento eficaz, dinâmico e
adequado frente às demandas de atendimento dos clientes externos e internos de uma IES.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

RIBEIRO, L. O. M.; TIMM, M. I.; ZARO, M. A. GESTÃO DE EAD: A IMPORTÂNCIA DA VISÃO SISTÊMICA E DA ESTRUTURAÇÃO DOS CEADs PARA A ESCOLHA DE MODELOS ADEQUADOS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14316. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14316. Acesso em: 25 set. 2023.