Seleção em formação para o curso “Gestão de Ambientes Inclusivos”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14308Palavras-chave:
inclusão social, formação de tutores, simetria-invertida, ambiente virtual de aprendizagem, construcionismo, rede reflexiva in-visível.Resumo
Discutir o papel do tutor na organização, na gestão e condução de cursos oferecidosatualmente por meio da utilização das TIC's nos levou a idealizar a seleção em formação
de tutores-facilitadores como forma de garantir a construção de um ambiente de
aprendizagem baseado no conceito de sujeito coletivo (enquanto um ser de relações) e na
conformação de ambientes virtuais construcionistas de ensino e aprendizagem.
Partimos da experiência realizada em 2006 pela equipe do Núcleo de Educação a Distância
(NEAD) da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) na formação para seleção de
tutores-facilitadores para atuarem no curso de especialização a distância "Gestão de
Ambientes Inclusivos", a ser ofertado ao público, em agosto de 2007 no âmbito do Estado
de São Paulo. O resultado foi positivo dado o engajamento dos tutores-facilitadores
selecionados ao projeto em andamento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-06
Como Citar
REZENDE, F. A.; SCAFURO, G. Seleção em formação para o curso “Gestão de Ambientes Inclusivos”. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14308. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14308. Acesso em: 25 set. 2023.
Edição
Seção
Relatos de Experiências
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).