O fórum on-line e a interação em um curso a distância

Autores

  • Erlinda Martins Batista UFSM
  • Shirley Takeco Gobara UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14248

Palavras-chave:

interação, fórum on-line, educação a distância

Resumo

Este artigo discute as interações vivenciadas por professores e alunos nos fóruns on-line do
curso de pós-graduação lato sensu Orientação Pedagógica em Educação a Distância - EAD.
Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa - estudo de caso, cujo objetivo foi
investigar o papel do fórum on-line no curso mencionado. Os resultados, obtidos pelas
análises das entrevistas com professores e alunos e das observações das interações
ocorridas, indicaram que as interações ocorridas nos fóruns entre professores e alunos foram
insuficientes. Concluiu-se que as concepções de utilização do fórum são inadequadas
porque a maioria dos professores utilizou-o apenas como repositório de atividades e não
privilegiou suas potencialidades como um espaço de interações para a construção do
conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-07-06

Como Citar

BATISTA, E. M.; GOBARA, S. T. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14248. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14248. Acesso em: 25 set. 2023.