O fórum on-line e a interação em um curso a distância
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14248Palavras-chave:
interação, fórum on-line, educação a distânciaResumo
Este artigo discute as interações vivenciadas por professores e alunos nos fóruns on-line docurso de pós-graduação lato sensu Orientação Pedagógica em Educação a Distância - EAD.
Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa - estudo de caso, cujo objetivo foi
investigar o papel do fórum on-line no curso mencionado. Os resultados, obtidos pelas
análises das entrevistas com professores e alunos e das observações das interações
ocorridas, indicaram que as interações ocorridas nos fóruns entre professores e alunos foram
insuficientes. Concluiu-se que as concepções de utilização do fórum são inadequadas
porque a maioria dos professores utilizou-o apenas como repositório de atividades e não
privilegiou suas potencialidades como um espaço de interações para a construção do
conhecimento.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-06
Como Citar
BATISTA, E. M.; GOBARA, S. T. O fórum on-line e a interação em um curso a distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14248. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14248. Acesso em: 25 set. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).