Uma Arquitetura Independente de Domínio e Plataforma para Apresentação de Comportamentos em Agentes Pedagógicos Animados
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14212Palavras-chave:
agente, agente pedagógico animado, corpo do agente e FIPAResumo
Este artigo apresenta a arquitetura e implementação de um módulo corpo para agentespedagógicos animados, ou seja, do módulo responsável por exibir os comportamentos
verbais (falas) e corporais (animações) destes agentes. Esse módulo é independente de
domínio e de aplicação, podendo ser inserido em outros ambientes educacionais voltados a
outros domínios de aplicação, e independente de plataforma, possibilitando que possa ser
executado em diferentes sistemas operacionais. Para tanto, ele foi implementado como um
agente reativo desenvolvido em Java (o que possibilita que seja independente de
plataforma), que se comunica com a mente utilizando a linguagem de comunicação entre
agentes FIPA-ACL. Essa última capacidade do agente, permite que ele possa ser inserido
em outros ambientes inteligentes de aprendizagem, desde que estes possuam a capacidade
de se comunicar com ele via FIPA-ACL.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-06
Como Citar
MOTOLA, R. dos S.; JAQUES, P. A. Uma Arquitetura Independente de Domínio e Plataforma para Apresentação de Comportamentos em Agentes Pedagógicos Animados. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14212. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14212. Acesso em: 25 set. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).