Desenvolvendo a percepção musical em crianças através de um objeto de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14182Palavras-chave:
Objeto de aprendizagem, construtivismo, educação musical, informática na educação.Resumo
O desenvolvimento da percepção auditiva é um dos pilares da construção do conhecimentomusical. Existe uma relação direta entre a qualidade do ambiente musical vivenciado na
infância e a capacidade de um indivíduo adulto de entender os elementos da música. Este
trabalho busca propor uma alternativa para auxiliar no desenvolvimento da percepção
musical na Educação Infantil, focalizando especificamente crianças da faixa etária de 4 a 6
anos. Os poucos softwares desenvolvidos para Educação Musical utilizam geralmente uma
abordagem pedagógica instrucionista, atribuindo pouca importância à questão do "aprender
fazendo". Freqüentemente estes softwares disponibilizam sons de instrumentos musicais
com baixa fidelidade, sendo esta uma estratégia questionável quando se trata da formação
das referências sonoro-musicais de uma criança. Este artigo relata a construção de um
objeto de aprendizagem, voltado à Educação Musical, concebido e construído tendo como
principal objetivo ensinar elementos da música através da experimentação possibilitando às
crianças a reflexão e construção de seus conhecimentos musicais.
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Publicado
2007-07-06
Como Citar
JESUS, E. A. de; URIARTE, M. Z.; RAABE, A. L. A. Desenvolvendo a percepção musical em crianças através de um objeto de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14182. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14182. Acesso em: 25 set. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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