Recurso digital para apoio ao aprendizado de Biologia Celular e Tecidual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14179Palavras-chave:
biologia celular, objeto de aprendizagem, informática na educação, ensino de ciência e tecnologia, tecnologia educacional.Resumo
É apresentado o processo de elaboração de um Atlas digital para ser usado comoapoio didático-pedagógico pelos alunos das disciplinas de Biologia Celular e Tecidual
(Histologia) dos cursos das Ciências Biológicas e da Saúde, em aulas convencionais, no
estudo extra-classe ou em cursos à distância. O Atlas contém fotografias de células e seus
constituintes, dos tecidos e dos órgãos. As imagens foram obtidas ao microscópio de luz ou
eletrônico de preparados usados nas aulas práticas ou de material de pesquisa. São
acompanhadas de legendas explicativas e podem ser acessadas pelos tópicos do conteúdo
(célula - tecidos - sistemas), por busca por palavra e de uma lista geral das imagens
disponíveis. A concepção pedagógica do Atlas foi baseada na descrição da inteligência
naturalista, um tipo de processamento de informações fundamentado sobre o
reconhecimento e a categorização de espécies, necessário a alunos e profissionais da área de
Biologia. Ambas as atividades cognitivas viabilizam, no caso do Atlas, a identificação
visual e a associação entre a morfologia e a função das células, dos tecidos e dos órgãos. No
planejamento do Atlas, foram privilegiadas as possibilidades de visualização e comparação,
a partir das quais serão desenvolvidas atividades pedagógicas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-07-06
Como Citar
MONTANARI, T.; TIMM, M. I.; PERRY, G. T.; MOTTA, L. L. da; BARILLI, S. L. S. Recurso digital para apoio ao aprendizado de Biologia Celular e Tecidual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 1, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14179. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14179. Acesso em: 3 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).