Dificuldades apresentadas pelo modelo wiki para a implementação de um ambiente colaborativo de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14175Palavras-chave:
wiki, aprendizagem colaborativaResumo
Este artigo apresenta uma análise dos problemas associados à utilização de wikis na aprendizagem colaborativa. Diversos autores concordam que há dificuldades para utilização do modelo wiki puro neste tipo de aplicação, o que também foi constatado na utilização do ambiente na UFRGS e será comentado no artigo. A busca de uma solução, com base no Modelo de Colaboração 3C, permitiu identificar que tais dificuldades estão associadas às atividades de coordenação e comunicação, que não têm suporteapropriado no ambiente wiki. Este trabalho propõe mecanismos explícitos de coordenação e comunicação para dirimir os problemas verificados e tornar o ambiente wiki mais adequado para a aprendizagem colaborativa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-12-22
Como Citar
SCHMITT, M. A. R. Dificuldades apresentadas pelo modelo wiki para a implementação de um ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14175. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14175. Acesso em: 3 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).