Energos, um objeto de aprendizagem para o debate escolar sobre os meios de produção de energia elétrica.

Autores

  • Marcelo Leandro Eichler UFRGS
  • Gabriela Trindade Perry UFRGS
  • Mário Régis Gonçalves ULBRA
  • José Claudio Del Pino UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14133

Palavras-chave:

objeto de aprendizagem, jogo de representação de papéis, matriz energética

Resumo

A temática sobre os meios de produção de energia elétrica e seus possíveis impactos ambientais e sociais está presente em diversos documentos oficiais com orientações curriculares para a escola básica. Neste artigo, apresenta-se um objeto de
aprendizagem que aborda esta temática, descreve-se seu projeto pedagógico e analisa-se sua implementação computacional. Indica-se, também, uma estratégia pedagógica para a sua utilização, o jogo de representação de papéis. Nesse sentido, defende-se a preponderante ação do professor na condução dessa estratégia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro Eichler, UFRGS

Licenciado em Química e Doutor em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, é professor da UERGS e pesquisador da Área de Educação Química (AEQ) da UFRGS.

Gabriela Trindade Perry, UFRGS

Bacharel em Design, com habilitação em Programação Visual, pela ULBRA, é doutoranda em Informática Educativa pela UFRGS.

Mário Régis Gonçalves, ULBRA

Licenciado em Geografia, é professor do Colégio Cristo Redentor da ULBRA

José Claudio Del Pino, UFRGS

Licenciado em Química PUC-RS, Especialista em Ensino de Química UCS, Doutor em Química de Biomassa UFGRS, é professor do Instituto de Química e coordenador da AEQ-UFRGS.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

EICHLER, M. L.; PERRY, G. T.; GONÇALVES, M. R.; PINO, J. C. D. Energos, um objeto de aprendizagem para o debate escolar sobre os meios de produção de energia elétrica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14133. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14133. Acesso em: 18 abr. 2024.