O ALUNO VIRTUAL: UMA OFICINA COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SEMI-PRESENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14078Palavras-chave:
Aluno Virtual. Aprendizagem On-line. E-Learning.Resumo
Este artigo relata a experiência que as autoras tiveram no planejamento e na aplicaçãoda oficina “O Aluno Virtual”. A oficina foi planejada baseada em teorias de vários
pesquisadores na área da aprendizagem on-line, desenvolvida através de aulas
presenciais e à distância. Os trabalhos resultantes desta oficina foram à construção
colaborativa de um formulário sobre o perfil do aluno virtual e artigos sobre este tema,
desenvolvidos por pequenas equipes e apresentados resumidamente na seção 3. Essa
experiência contribuiu, também, para confirmar que o professor e o tutor devem
desenvolver estratégias para melhor conhecer o seu aluno e promover a participação
ativa dele no processo de aprendizagem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-06-19
Como Citar
MUSSOI, E. M.; FLORES, M. L. P.; BEHAR, P. A. O ALUNO VIRTUAL: UMA OFICINA COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM SEMI-PRESENCIAL. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14078. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14078. Acesso em: 5 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).