QUADRINHOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO ENSINO EM ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13944Palavras-chave:
Informática na Educação, Educação em enfermagem, Tomada de decisão em enfermagem, Quadrinhos digitaisResumo
Este estudo aborda a criação de um protótipo a partir do planejamento e da modelagem de um material educativo digital, no formato de histórias em quadrinhos, tendo comoconteúdo situações encontradas pelo aluno de Enfermagem durante sua vivência no campo de estágio. O objetivo da aplicação educacional é auxiliar o aluno na tomada de
decisão, e na análise crítica do contexto das situações propostas, utilizando os aspectos teóricos de resolução de problemas. O aplicativo educacional foi planejado e idealizado
tomando por base teórica Piaget e a sua visão sobre os mecanismos que as atividades lúdicas desencadeiam no indivíduo. A metodologia utilizada para a criação do protótipo
segue as seguintes etapas: delimitação do problema, proposta dos objetivos, delimitação do público alvo, busca e seleção do conteúdo da aplicação e os subsídios para o embasamento teórico.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2005-11-17
Como Citar
CAETANO, K. C.; FALKEMBACH, G. A. M. QUADRINHOS DIGITAIS: UMA PROPOSTA LÚDICA NO ENSINO EM ENFERMAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13944. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13944. Acesso em: 3 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).