Implementando o Agente de Base de Domínio do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13906Palavras-chave:
sistema tutor inteligente, sistema multiagente, agentes pedagógicos, aprendizagem de matemáticaResumo
A matemática é considerada uma área complexa por muitos alunos, que em geral consideram seus conteúdos muito abstratos, não compreendendo sua aplicação ou não conseguindo relacioná-los com seu dia-a-dia. Mesmoassim, poucos são os ambientes de aprendizagem capaz de auxiliá-los. Faz-se necessário um sistema que leve em consideração as emoções do educando, visto que grande parte das dificuldades enfrentadas por estes se deve a bloqueios afetivos, e que também seja apto a identificar seus equívocos e que possa ser acessado de qualquer lugar. Dentro deste enfoque, este artigo trata do projeto e implementação de um sistema tutor inteligente com uma arquitetura multiagente voltado ao ensino de equações algébricas de 1º e 2º
grau. Mais especificamente, o presente trabalho foca no Agente de Base de Domínio, responsável pelo armazenamento e manipulação do conteúdo de matemática do tutor. Isto resulta em um modelo de representação do conhecimento, capaz de oferecer um serviço transparente aos módulos que o
requerem, inserido em uma arquitetura composta por módulos independentes
e colaborativos.
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Publicado
2009-06-19
Como Citar
MELLO, G.; CARLOTTO, T.; RUBI, G.; SEFFRIN, H.; JAQUES, P. A. Implementando o Agente de Base de Domínio do Sistema Tutor Inteligente PAT2Math. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13906. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13906. Acesso em: 4 out. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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