Nas ondas do rádio: produzindo e veiculando novos conhecimentos junto aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13904Palavras-chave:
Rádio, Educação de Jovens e Adultos, processo ensino-aprendizagem, transgressão.Resumo
Este artigo mostra os resultados alcançados com o projeto Nas Ondas do Rádio,planejado e posto em prática por professores alunos do curso de especialização em Mídias na
Educação, oferecido pelo Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal de
Santa Maria. A partir do projeto, implementou-se um programa com reportagens e entrevistas
ao vivo, intitulado Nas Ondas da Educação, que vai ao ar na rádio comercial Venâncio Aires
910 AM, em parceria com quatro escolas da rede municipal de Venâncio Aires. O objetivo do
projeto foi o de melhorar o desempenho escolar dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) trabalhando os conteúdos escolares através do uso da mídia rádio. Também são comentados alguns temas sobre a deficiência no processo de comunicação entre escola e aluno como um dos entraves na concretização do processo ensino-aprendizagem de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na idade apropriada. Ao final, são abordadas as aprendizagens realizadas por esses sujeitos ao explorar a mídia rádio ao longo do projeto, transgredindo a visão do currículo centrada nas disciplinas e flexibilizando a
organização escolar para o atendimento das especificidades socioculturais desse grupo.
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Publicado
2009-06-19
Como Citar
GASSEN, J. de L. B.; BENCKE, I. R.; LUZ, C. L. da. Nas ondas do rádio: produzindo e veiculando novos conhecimentos junto aos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13904. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13904. Acesso em: 3 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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