Uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13660Palavras-chave:
objetos de aprendizagem, metadados e padrões de metadados para museusResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia. Os museus estão entre os espaços educacionais que contribuem para o crescimento de novas fontes eletrônicas de informações voltadas para aaprendizagem. De modo a disponibilizar tais informações ao público internauta e possibilitar também a troca entre instituições, estão sendo implantados em museus ao redor do mundo padrões de metadados. A maioria dos padrões já desenvolvidos não tem como principal preocupação a criação de metadados para a aprendizagem. Como o objetivo deste trabalho é promover a aprendizagem através das informações
disponíveis nos museus, este artigo irá apresentar uma proposta de um padrão de metadados para descrever os objetos de aprendizagem de museus. O padrão denomina-se paDrão de metAdados para objeTos de Aprendizagem de Museus de Ciências e Tecnologia - DATA/MCT e está sendo atualmente validado no Museu Zoobotânico Agusto Ruschi.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2004-03-25
Como Citar
MARCHI, A. C. B. D.; COSTA, A. C. da R. Uma proposta de padrão de metadados para objetos de aprendizagem de museus de ciências e tecnologia. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13660. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13660. Acesso em: 28 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).