O uso da webcam na educação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13598Palavras-chave:
Computação Afetiva, Reconhecimento de Emoções em Expressões Faciais, EducaçãoResumo
Este artigo apresenta algumas formas de utilização das câmeras de vídeosacopladas a computadores, as webcams, na educação sob a ótica do
apoio ao professor, aos processos pedagógicos e de apoio ao aluno. Discute o uso de
tal tecnologia para a verificação da motivação entre outros aspectos afetivos. A base
que fundamenta esta discussão está no fato de que os estados afetivos do aluno podem
contribuir com a aprendizagem. O modelo de reconhecimentos de emoções através do
mapeamento de expressões faciais proposto por Ekman é apresentado e sua aplicação
nas áreas da Computação Afetiva e da Educação é observada sob o ponto de vista das
tecnologias envolvidas e principalmente das perspectivas que esta forma de interação
pode suscitar.
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Publicado
2009-12-21
Como Citar
AMORIM, M. J. V.; BERCHT, M. O uso da webcam na educação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 519–529, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13598. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13598. Acesso em: 1 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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